terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Masmorras Competitivas


Clique na imagem para fazer o download do manual
Há (muito) tempo atrás eu tinha começado com esse projeto de um rpg que revertesse o processo feito durante a criação do RPG (daquela famosa história de que os dois criadores de D&D estavam jogando uma partida de chainmail e um deles decidiu levar seus melhores soldados pelo esgoto da fortaleza e isso acabou levando a criança de Dungeons & Dragons).

A minha ideia era de um jogo que seja justamente uma junção de jogos de RPG com os mais tradicionais boardgames, onde jogadores controlam sua própria equipe de personagens e podem acabar tendo que competir entre si.

Quando criei o projeto, confesso que não tinha grandes expectativas, minha ideia era simplesmente fazer os jogadores disputar por um objetivo no meio de uma masmorra. Eu usaria mapas gerados aleatoriamente, e o foco seria em fazer um jogo divertido que pudesse ser jogado de vez em quando para matar o tempo.


Quando revisitei o projeto em novembro do ano passado (aparentemente, eu comecei a escrever por volta de agosto de 2016), as minhas pretensões não haviam mudado (não tanto), e eu decidi somente finalizar algo que eu já tinha começado (eu não lembrei disso atoa, acabei lembrando por ter ajudado um amigo com seu tcc, que era um projeto de boardgame). Durante o processo de terminar Masmorras Competitivas acabei tendo algumas ideias interessantes sobre modos de jogo alternativos para dar maior variedade ao projeto.


Como eu disse, na minha ideia inicial eu usaria somente masmorras aleatórias (como as que podem ser encontradas em https://donjon.bin.sh/fantasy/dungeon/), ainda assim, seria necessário um planejamento dessas masmorras (algo que, devido à minha preguiça, eu provavelmente faria só no momento em que pretendesse jogar). Acabei, no entanto, preparando uma masmorra previamente (não só para usar ela em um playtest, mas também para trabalhar a preparação de masmorras, e ensinar como preparar uma masmorra para quem estivesse lendo o manual). Abaixo então segue o manual das Masmorras do Mestre:
Clique na imagem para fazer o donwload do manual

Esse manual é no entanto uma versão somente parcial (dá-se ai o motivo que desde novembro eu ainda não tinha postado isso). Nele consta somente uma masmorra concluída, Os Salões Rochosos de Arbhundur, já as outras três que completariam a "campanha" do jogo estão em falta.

Ainda espero que em um momento futuro eu termine esse manual, no entanto, estou ocupado com outras escritas no momento e não poderia terminá-lo antes do final do mês. Fiquem então na espera da versão completa do manual que terá o resto das masmorras (já planejadas e preparadas para jogar) e talvez algum guia de regras adicional para suprir quaisquer regras parcialmente ou totalmente quebradas no manual.

PS.: O mapa usado para fazer o cenário dos Salões Rochosos de Arbhundur foi extraído do Donjon (site ao qual me referi mais acima), e seria interessante trocá-lo antes de jogar com seus jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário